domingo, 6 de setembro de 2009

"Correspondendo a uma solicitação do fotojornalista Manuel Ribeiro (colaborador da nFACTOS), apresento algumas ideias. Relativamente à análise de cartazes de propaganda, entre outros aspectos, convém tomar em consideração os seguintes elementos:


- público-alvo / objectivos do cartaz
- localização do cartaz
- dimensão do cartaz
- dimensão das fotografias e das palavras
- posição das fotografias e das palavras
- relação entre as fotografias e as palavras
- planos das fotografias
- expressões faciais, posturas corporais e vestuário dos candidatos
- símbolos, cores e linhas utilizados
- em média, tempo necessário para descodificar o cartaz
- relação entre o cartaz e outros elementos de propaganda do mesmo candidato / partido e de outros candidatos / partidos (contrapropaganda).


Jorge Marinho
(Licenciado em Jornalismo Internacional / Doutorado em Ciências da Comunicação)"

Seja o primeiro a comentar

Publicar um comentário

©2009 nFACTOS Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.Template by Dicas Blogger

TOPO